Direção. Ajuda o profissional a trilhar o seu caminho e atingir os seus objetivos, ajudando no sucesso profissional. Sua finalidade é a de criar um guia de ações para direcionar a administração, visando atingir resultados com o máximo de eficiência dentro de um tempo pré-determinado.
Há milhares de profissionais disputando cargos e posições interessantes nas empresas e a maioria oferece os mesmos atributos: formação superior, dois idiomas, especialização, experiência e assim por diante.
Como fazer diferença e conquistar um espaço neste cenário tão competitivo? Com o plano de carreira da marca pessoal, pois ele irá proporcionar ao profissional o autoconhecimento, foco, posicionamento estratégico, diferencial com o principal objetivo: direcionamento.
Autoconhecimento. O inicio de tudo é saber qual sentido você quer dar para sua vida? Sem essa resposta não há como fazer o plano e, por isso, elaborar este plano é um exercício para o autoconhecimento. Ajuda a estabelecer os valores que são fundamentais na sua personalidade. Determina as suas habilidades, competências e crenças. Saber quem você é e do que é capaz é o primeiro passo para dar o rumo certo para carreira profissional. É importante responder: Para onde quer ir, como chegar e principalmente saber para onde está indo???
Foco. Se você quer construir uma imagem consistente para a sua marca, ser diferente, com valor no mercado e impulsionar sua carreira, seus investimentos de tempo e de esforços terão de ser estrategicamente voltados para o máximo de otimização. A falta de um objetivo de vida faz com que profissionais, muitas vezes percam o foco. O plano deve funcionar como um norte e não como algo a se amarrar.
Você precisa encontrar um foco para a sua marca e, a
partir dele, direcionar seus esforços de construção.
Arthur Bender
Posicionamento. Todos temos uma Marca Pessoal, mas a maioria não se dá conta disso e não a gerencia de forma estratégica, consistente e eficaz. Com o planejamento claro, o profissional consegue perceber que o presente é apenas uma etapa e que o futuro profissional é o resultado deste plano. Importante estabelecer uma presença única para a identidade, pois esse será o julgamento que o mercado fará a respeito da sua marca pessoal.
“Se você quer construir uma marca, deve concentrar seus esforços de branding para ter uma palavra na mente do cliente em potencial. Uma palavra que ninguém mais tenha.”
Al Ries
Diferencial. Não importa a profissão escolhida, o importante é ser diferente neste segmento. Para ser diferente é preciso criar o seu nicho de mercado e se especializar, precisa ter foco e saber do que gosta e para onde está indo. Ter clareza de seus objetivos profissionais e saber explicar de que forma eles vão ao encontro das oportunidades de mercado pode ser o grande diferencial.
Desenvolver um plano de carreira da marca pessoal não é fácil, porem a vida profissional é um conjunto de escolhas e o plano é uma referencia para eliminar os erros e proporcionar os acertos.
Marcia Auriani
Referencias bibliográficas:
BENDER,Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. 4ª. Edição. São Paulo: Integrare Editora, 2009
RAMPERSAD, Hubert K. O DNA da sua marca pessoal: um novo caminho para construir e alinhar uma marca vencedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008