A integridade de uma marca começa com o seu propósito, ou seja, quando ela nasce. A integridade da marca é a promessa de valor da empresa e a chave para conquistar a confiança dos clientes. Entender a importância dessa essência é o que define sua diferenciação e identidade no mercado, oferecendo algo de relevante no intuito de atender às necessidades e desejos do seu publico alvo.
A marca tem um papel forte para os negócios, ela ajuda no processo de decisão na escolha de um determinado produto ou empresa. Com a globalização, e um mercado sem fronteiras, a concorrência é super acirrada e a presença de produtos iguais é sempre maior, o que comprova que a diferenciação da marca é superior em valor àquele mercado alvo bem definido.
Insisto em repetir esta frase “muito além de produtos e serviços o que compramos são marcas”. Marca tem a função de identificar o posicionamento na mente do cliente-alvo, através de todas as ações estratégicas do marketing a fim de refletir sua diferenciação no mercado. Como definem muito bem Al Ries e Jack Trout (1996), responsáveis pelo conceito de posicionamento “o que torna uma empresa sólida não é o seu produto ou seus serviços e sim a posição que ela ocupa na mente do público-alvo”.
Assim, o branding que representa a gestão da marca, é o responsável por gerenciar todas as ações do marketing para a defesa do posicionamento, que consiste em mantê-lo forte em todos os pontos de contato com o consumidor, criando a diferenciação. Lembrando que posicionamento estratégico é a definição da imagem que a marca quer passar e como ela quer ser percebida no mercado. É o significado que traduz a marca e o que ela representa em sua essência e na mente de seu público.
Não há dúvidas de que a marca facilita o crescimento da empresa. Desenvolver o nome e a identidade visual é o ponto de partida, porém gerenciar a sua integridade, ou melhor, a sua essência de maneira contínua é um trabalho árduo, mas fundamental para mantê-la forte no mercado. Quando a marca se torna realmente forte, caracteriza-se por uma palavra ou frase que o mercado-alvo passa a reconhecer como valor, aí sim sua integridade é reconhecida e sua promessa cumprida.
No livro “O uso da marca e sua integridade”, o autor Alexandre Fragoso Machado explora muito bem o assunto e o leitor terá a oportunidade de entender como a doutrina é relevante na gestão de uma marca. A integridade da marca, como afirma o próprio autor, consiste na capacidade total de se distinguir e de se manter única em seu mercado específico. A marca, quando íntegra, emite um brilho único ao consumidor de modo que este tenha ínfima chance de se confundir no ato da sua escolha. A essência deste livro encontra-se neste contexto, ou seja, na afirmação de que a força de uma marca depende da sua integridade e proteção jurídica para que seu valor seja protegido e respeitado no mercado.